Este sábado há girafas, jantar, espetáculos e até uma discoteca

O Teatro Maria Matos encerra amanhã a temporada, como habitualmente, com um dia de atividades ao ar livre para toda a família. Com oficinas, exposições e um concerto de B Fachada

É provável que a meio da tarde apareçam, sorrateiramente, algumas girafas a passear por entre as árvores e as pessoas. Não tenham medo. Estas girafas, umas mais crescidas, outras ainda crianças, são simpáticas e só querem fazer amigos e participar na festa do Teatro Maria Matos.

Há oito anos que o Teatro Municipal Maria Matos, em Lisboa, encerra a sua temporada com um dia especial, dedicado às famílias, com atividades fora do teatro. "A ideia é sempre fazer uma festa", explica Susana Menezes, responsável pelo programa para crianças e jovens do teatro. Tudo acontece no Jardim das Estacas, mesmo ali ao lado, entre os prédios projetados pelos arquitetos Ruy Athouguia e Sebastião Formosinho Sanches na década de 1950. Este ano, o Ao Ar Livre vai voltar a acontecer, amanhã, a partir das 15.00 e até às 22.00, e, porque não há festa sem comida, o jantar está incluído.

Bom, com jantar incluído se as pessoas aparecerem para cozinhar. É que o jantar é organizado pelos Mani In Pasta, um coletivo composto por quatro italianos - Elisa Sartor, Irene Altieri, Paolo Andreoni e Valentina Toscano - que vivem em Lisboa e que se juntaram para matar saudades dos sabores de casa organizando jantares participativos. A partir das 16.00, a cozinha instalada na Rua Bulhão Pato vai estar aberta a todos os que queiram pôr as mãos na massa. Literalmente. Eles fazem a massa e depois cozinham-na, à boa maneira italiana. Quem quiser aparecer para aprender a fazer verdadeiros tortellinis é muito bem-vindo. "Noutros anos, pedimos às pessoas para trazerem os ingredientes, este ano pedimos que deem o seu tempo e o seu trabalho. É outra maneira de dar e de partilhar", explica Susana Menezes. Depois, o jantar será servido na rua entre as 18.30 e as 20.00.

Mas, antes do jantar, há muito mais para fazer. "O programa dura muito tempo, por isso temos propostas muito diversificadas. Temos atividades mais interativas, como as oficinas. Depois temos as instalações, que são experiências. E finalmente temos os espetáculos, onde as crianças apenas têm de ver, já não fazem nada. São várias formas de estar neste jardim", explica Susana Menezes, acrescentando que, ao longo do dia, são esperadas entre 750 e 1000 pessoas.

Este ano, por exemplo, há muito mais instalações. A começar pelos Monster Colours, uma exposição de 30 brinquedos de madeira mas muito coloridos que são ao mesmo tempo peças escultóricas e jogos para as crianças. Os brinquedos foram criados pela Tombs Creatius, uma companhia catalã.

Entre oficinas de ciência, de histórias, de artes plásticas, de música e muito mais, também há uma surpresa do coletivo de designers do Porto We Came from Space, que criou uma instalação com palavras penduradas; e uma Roulotte, que é uma galeria de arte ambulante, conduzida por Pedro Pires e Ana Sofia Gonçalves.

Quanto às performances, para além das girafas - divertidíssimas e acompanhadas por tambores - do Xirriqueteula Teatre, de Barcelona, há, ainda durante a tarde, uma peça de Hugo Nóbrega intitulada Elááástica e que vai meter-se com os espectadores num jogo de "toca e foge".

Há dois momentos musicais no programa. Logo pelas 17.00, o músico B Fachada, que em 2011 apresentou no palco do Maria Matos o seu disco infantil É P"ra Meninos, está de volta para tocar ao ar livre. O público pode sentar-se ou deitar-se na relva e cantar com B Fachada temas como Conselhos de Avô, Primeiro Dia ou Questões de Moral.

Finalmente, depois do jantar é tempo de abanar o capacete. Pedro Ramos, radialista da Radar e DJ, vai pôr música para as famílias dançarem. "Ele também tem uma filha e está habituado a pôr música para ela, por isso quando o convidámos ficou muito entusiasmado", conta Susana Menezes. O que irá ele pôr a tocar? É surpresa. A discoteca estará aberta apenas até às 22.00, porque os pequenos não se podem deitar muito tarde.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG